A Entrevista Motivacional é um estilo de aconselhamento centrado na pessoa para abordar a ambivalência em um processo de mudança.
De acordo com Rollnick e Miller, a EM é um estilo de conversa colaborativa voltado para o fortalecimento da própria motivação e comprometimento do cliente para com uma mudança. Por se tratar de uma abordagem que tem uma meta específica – resolução da ambivalência – é compreendida com caráter de intervenção breve, podendo assim, ser utilizada por uma ampla gama de profissionais, em diferentes serviços.
As premissas básicas que auxiliam o profissional na prática da EM são:
1. Empatia, congruência, espírito colaborativo no aumento da motivação para a mudança;
2. Adoção de um estilo calmo e eliciador;
3. Considerar a ambivalência natural. A motivação para a mudança deve ser eliciada no cliente e não imposta;
4. A resistência pode ser reduzida ou aumentada através das interações interpessoais. O profissional é diretivo em auxiliar o cliente a examinar e resolver a ambivalência;
5. O relacionamento cliente-profissional deve ser colaborativo e amigável;
6. Clientes são responsáveis pelo seu progresso. O profissional atua como um facilitador no processo, estimulando e apoiando a auto eficácia do cliente.
A EM é uma abordagem que possui uma base teórica e não é meramente um conjunto de técnicas. Além disto, sofre forte influência do local e do profissional que a pratica. A EM almeja, além da mudança no comportamento, se concretizar no decorrer do tempo, estabilizando assim a ambivalência e agregando uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco.
A EM, de tão simples, torna-se complicada. Sua essência básica está na construção de uma aliança terapêutica ativa, pautada na escuta compassiva e reflexiva, de elementos evocados do próprio paciente. Muitas vezes, um feedback claro e objetivo pode ser extremamente persuasivo e as pessoas mostram-se mais propensas à mudança quando se sentem livres para fazê-la ou não. A eficácia da EM será determinada por meio da aplicação das estratégias adequadas mediante a prontidão para a mudança em que o cliente se encontra, de forma prática e empática, totalmente oposta a um estilo confrontador e autoritário, podendo ser utilizada em diversas abordagens teóricas.
Referência: MILLER, W. R.; ROLLNICK, S. Motivational Interview – helping people change. 3. ed. New York: The Guilford Press, 2013.