Um equívoco simplista da escuta reflexiva é que você está apenas repetindo tudo o que a pessoa acabou de dizer, talvez reafirmando com palavras ligeiramente diferentes.
Ouvir com habilidade inclui ouvir não apenas o que a outra pessoa diz, mas também o que ainda não foi dito e que pode ser verdade. É como ler nas entrelinhas o que você ouviu. Você ainda está adivinhando, é claro, e oferece o que intui na forma de uma reflexão.
Em vez de apenas reformular as palavras da pessoa, você pode oferecer o que poderia ser a próxima frase do parágrafo. Algo que a pessoa pode dizer a seguir, mas ainda não disse. Chamamos essa habilidade de espelhamento ou continuação do parágrafo.
A seguir um exemplo demonstrando essa habilidade.
Bill não havia conhecido o cliente, John. Conhecia apenas seu pedido de falar com alguém.
No início, John era bastante não-verbal, olhando para o chão, longos silêncios, mas com escuta empática, o motivo de sua vinda surgiu.
BILL: Você ligou e indicou que gostaria de conversar com alguém aqui. Então eu gostaria de saber como posso ser útil para você.
JOHN: Bem… tive que vir por causa de problemas.
BILL: Você tem tido alguns problemas e alguém recomendou que você viesse aqui.
JOÃO: Sim.
BILL: E você não está muito feliz com isso.
JOHN: Eu só gosto de cuidar dos meus próprios problemas, você sabe.
BILL: Falar com alguém sobre eles é difícil. Não é algo que você está acostumado a fazer.
A reflexão Continuando o Parágrafo reafirma a comunicação verbal e não verbal do cliente.
Referência:
Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.