Foco
Perguntas úteis. Simplesmente ter a distinção entre envolver e focar em sua mente é o primeiro passo útil.
“Estamos bem conectados?” é uma questão sobre envolvimento, enquanto “Estamos falando sobre algo que ambos consideramos importante?” é sobre foco.
Se existe algo que não está certo na consulta, muitas vezes exige atenção sobre envolvimento e foco. Quando se trata de foco, se você refletir sobre uma consulta, talvez ouvindo um áudio ou gravação, algumas destas perguntas podem ser relevantes:
- “Quem decidiu qual seria o foco e até que ponto esta foi uma decisão compartilhada?”
- “Eu tinha uma noção clara para onde estávamos indo? E, e o paciente? Ambos estavam confortáveis com o tema discutido?”
- “Mudei de assunto abruptamente?”
- “Que objetivos de mudança esta pessoa realmente tem?”
- “Tenho aspirações diferentes de mudança para esta pessoa?”
A proposta não é algo feito para ou em um paciente, mas com eles, com um estilo de negociação aberta e com a disposição de entregar o controle ao paciente – algo fundamental.
Você também pode usar essa estratégia na vida cotidiana, por exemplo, quando não tem certeza sobre diferentes decisões possíveis em um relacionamento.
Verifique suas consultas: quem mudou de assunto, quando e por que?
Um áudio gravado de uma consulta é uma rica fonte de aprendizagem. Se você parar em cada ponto onde o assunto alterado, considere estas questões:
- “Por que o assunto mudou?”
- “Qual foi a reação do paciente?”
- “Se você mudou de assunto, isso foi baseado em boa intuição ou julgamento, ou retrospectivamente, você teria feito diferente?”
- “O assunto mudou talvez muito rapidamente?”
- “O paciente foi consultado? Talvez isso seria uma boa ideia?”
- O que aconteceu com o nível de engajamento?
Referência:
Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.