Dra. Neliana Buzi Figlie

Perguntar-Oferecer-Pedir:
O uso da estrutura Perguntar – Oferecer – Perguntar oriunda do Evocar – Prover – Evocar (EPE), fornece uma intervenção que permite envolver os pacientes e destacar as áreas de melhoria antes e depois de um período de oferta de informações. Os resultados provavelmente melhorarão quando você adotar essa estrutura.

DICAS
1. Informe os pacientes sobre as regras básicas do funcionamento grupal.
2. Evite insistir para que os participantes mudem – isso cabe a eles decidirem.
3. Depois de apresentar as informações, pergunte quais são as implicações – consequências.

INTRODUÇÃO
Boas-vindas às pessoas, especialmente aos novos membros.

Esclareça as regras básicas, por exemplo:
Ninguém precisa falar se não quiser;

Os objetivos são aprender sobre o assunto, ajudar uns aos outros, fazer mudanças positivas.

Esclarecer o tópico da reunião, de preferência na forma de uma pergunta. Ex.: “Como a atividade física pode nos ajudar?” .

Não há necessidade de recursos de audiovisuais.

PERGUNTAR
Dê a esta fase da sessão tempo de qualidade, até um terço da sessão.

Selecione uma ou mais perguntas abertas para fazer ao grupo sobre o tópico, por exemplo:

“Quem gostaria de começar?”
“O ​​que você mais gostaria de saber sobre [o tema]?”
“Quais preocupações você tem sobre [o tema]?”
“Que perguntas você tem sobre [o tema]?”

Seu principal desafio neste momento é manter o foco no tema da reunião e perguntas realizadas.

Você pode fazer a transição para a próxima fase resumindo o que foi oferecido pelos membros do grupo.

OFERECER
Destaque apenas alguns postos-chave, até cerca de três. Se você usar um recurso visual, tente contar uma história sobre um paciente para ilustrar esses pontos. Esclareça os fatos e tente não usar uma linguagem ameaçadora, dogmática ou cheia de medo, como “Então, se você não for cuidadoso, você pode acabar tendo um derrame.” Invés disso, diga algo como: “Isso pode colocar as pessoas em risco muito maior de sofrer um derrame.”

Desligue os recursos visuais.
Sinalize que é hora dos membros do grupo conversarem.

PEDIR

Um sinal de que o grupo está engajado é quando ele funciona como um time, com coesão e parceria.

Perguntas úteis incluem:

“O que você faz com essa informação?”
“O ​​que lhe pareceu mais relevante?”
“Quais perguntas que você tem sobre este tópico?”
“Cite um ou dois pontos você considera mais relevante nessa sessão?”~
“Que melhorias você pode fazer em seu dia a dia / vida?”
“Como você se sentiria mais saudável?”

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

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