Dra. Neliana Buzi Figlie

Reflexão: É uma afirmação do entrevistador motivacional com propósito de refletir significado (explícito ou implícito) da fala do cliente.

Segue alguns exemplos que contêm falas de mudança e falas de sustentação.

1) PACIENTE: Sei que devo parar de fumar, mas é a única maneira que eu tenho para relaxar.

Fala Reflexiva: Me parece que você precisa relaxar de uma maneira saudável.


2) PACIENTE: Eu gostaria de perder algum peso, mas tentei várias dietas e não consigo manter.

Fala Reflexiva: Entendo que é difícil para você perder peso e você está procurando alternativas para chegar no resultado.

Agora é a sua vez!


PACIENTE: Ouvi dizer que essas vacinas podem deixá-lo doente mais tarde. Quero me manter saudável, mas não gosto de tomar nada. Eu realmente não preciso.

Fala Reflexiva:

Tente chegar a uma fala reflexiva…

Escreva de três a quatro coisas que você costuma ouvir de pacientes que te frustram ou te desencorajam. Então, para cada uma, crie uma fala reflexiva que você poderia oferecer em vez de responder como habitualmente você faria. 

Dica: se concentre na fala de mudança (dirigida a saúde) e não na fala de sustentação ou permanência (dirigida ao comportamento de risco).

PACIENTE:

Fala Reflexiva:

PACIENTE:

Fala Reflexiva:

PACIENTE:

Por fim, tente imaginar como você acha que seu paciente poderia responder se você adotasse uma postura mais reflexiva.

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

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