Como muitas outras habilidades clínicas, a entrevista motivacional requer tempo e prática para aprender a se sair bem. Uma revisão sistemática dos métodos de treinamento em entrevista motivacional descobriu que, embora a maioria dos métodos promova habilidades de entrevista motivacional, aqueles que usam um sistema objetivo de avaliação e feedback (codificação e coaching) promovem um aprendizado mais amplo e profundo com efeitos persistentes nas habilidades do profissional . Estudos sugerem que, para muitos profissionais, o desenvolvimento de habilidades de entrevista motivacional pode ser efetivamente facilitado por meio de:
● Revisão dos conceitos de entrevista motivacional, seja lendo ou participando de um workshop
● Prática de habilidades de entrevista motivacional
● Supervisão clínica subsequente e treinamento
Uma nova revisão sistemática e meta-análise de 21 estudos de oficinas de treinamento de EM sugeriu que fornecer coaching e feedback aos participantes após a conclusão do workshop evita a erosão de suas habilidades em EM de três e seis meses, em comparação com os participantes do workshop que não receberam as intervenções subsequentes . Houve uma forte associação entre frequência e duração do feedback/coaching e sua eficácia. Três a quatro sessões durante um período de seis meses foram suficientes para sustentar as habilidades de EM após a participação no workshop.
Vários estudos de treinamento de médicos descobriram que o uso de aprendizado baseado na web, pacientes padronizados, aprendizado baseado em workshop e supervisão clínica podem promover o aprendizado de habilidades de entrevista motivacional .
Um site administrado pela organização sem fins lucrativos Motivational Interviewing Network of Trainers (MINT) fornece uma lista internacional de instrutores experientes no treinamento para usar a entrevista motivacional (http://www.motivationalinterviewing.org).
Referência:
Ingersoll, K. (2013). Motivational interviewing for substance use disorders. AP Association, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders.