Vários estudos documentaram a eficácia clínica da entrevista motivacional (EM). Apesar de sua eficácia, não há relatos teóricos geralmente aceitos ou empiricamente apoiados sobre seus efeitos. Os relatos teóricos que existem são mentalistas, descritivos e não baseados em princípios comportamentais derivados empiricamente.
Pesquisas empíricas estão sendo geradas sobre o papel do comportamento verbal do cliente e do terapeuta na EM. A fala do cliente e do terapeuta em sessões de EM foram correlacionadas com a subsequente mudança de comportamento do cliente (Amrhein, Miller, Yahne e Fulcher, 2003; Gaume, Gmel e Daeppen, 2008; Moyers et al., 2007). Embora provocativas, essas descobertas são correlacionais e nenhuma teoria foi fornecida ainda para explicá-las. Os propósitos do presente artigo são: (a) chamar a atenção dos analistas clínicos do comportamento para a EM; (b) fornecer um relato conceitual da EM que se baseie em desenvolvimentos recentes na análise comportamental da motivação e do comportamento verbal, especialmente equivalência de estímulos e transformação de funções; (c) fornecer uma possível resposta a duas questões críticas: “Como o EM evoca a fala de mudança comportamental do cliente na sessão ?” ; “Por que essa fala sobre mudança está relacionada aos resultados?”; e (d) usar esse relato para identificar questões importantes de pesquisa e talvez aumentar a eficácia da EM.
Não há dúvidas de que a EM é um método terapêutico eficaz e efetivo para mudança de comportamento em uma ampla gama de comportamentos de risco. Acreditamos que vale a pena para analistas comportamentais adicionarem a EM à sua lista de tratamentos clínicos essenciais. Espera-se que este relato analítico-comportamental da eficácia da EM chame a atenção dos analistas comportamentais e possivelmente melhore sua eficácia.
Nota: Este artigo mostra como foi o desenvolvimento da identificação das falas de mudança na Entrevista Motivacional.
REFERÊNCIA:
Christopher PJ, Dougher MJ. A behavior-analytic account of motivational interviewing. Behav Anal. 2009 Spring;32(1):149-61. doi: 10.1007/BF03392180. PMID: 22478518; PMCID: PMC2686983.
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https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC2686983/pdf/bhan-32-01-149.pdf