Uma grande dificuldade na psicologia da motivação tem sido a falta de consenso sobre a suadefinição. Na tentativa de resolver a confusão terminológica, 102 declarações que definem ou criticam o conceito foram compiladas a partir de diversas fontes. As definições foram classificadas em nove categorias, com base nos fenômenos ou questões teóricas enfatizadas, sendo que uma décima categoria continha afirmações céticas.
Duas categorias de definições enfatizaram mecanismos internos (fenomenológicos e fisiológicos); três enfatizaram processos funcionais (energização, direção e vetorização); duas restringiram o escopo da motivação (restritiva temporal e restritiva ao processo); e duas enfatizaram a natureza abrangente da motivação (ampla, equilibrada e inclusiva).
Estas categorias identificam conceitos ou variáveis que tradicionalmente têm sido considerados aspectos importantes da motivação.
Finalmente, foram feitas sugestões sobre o uso do termo motivação de uma forma consistente tanto com a abordagem psicológica acadêmica quanto com o conceito informal do não-psicólogo.
Referência:
Kleinginna, P.R., Kleinginna, A.M. A categorized list of motivation definitions, with a suggestion for a consensual definition. Motivation and Emotion 5, 263–291 (1981).