Dra. Neliana Buzi Figlie

Um comportamento que pode ser aprendido pode transformar as organizações. As organizações só podem alcançar totalmente a sua melhor versão organizacional quando seus funcionários atuam em sua melhor versão. Podemos fazer muitas coisas inovadoras quando estamos nesse ponto para melhorar, mas é preciso chegar a esse ponto. Os líderes devem se concentrar proporcionar um ambiente onde as pessoas possam prosperar e permitir que elas deem o melhor de si.

Se você está lendo isso, provavelmente já leu uma infinidade de livros sobre liderança. Você já se sentiu frustrado porque muitos livros descrevem uma série de competências ou características de que você precisa para se tornar um líder melhor? Isso se origina do antigo conceito da teoria do “grande homem” que permeou a filosofia de liderança e da ideia de que, se uma organização pudesse encontrar o próximo grande homem, tudo ficaria bem. O problema é que para ser um “grande homem” você precisa encontrar alguém com uma dúzia ou mais de competências e traços. É uma busca sem fim e geralmente resulta em resultados insatisfatórios

A liderança baseada em necessidades é distinta de duas maneiras principais. Primeiro, existe uma habilidade única que pode ser aprendida – atender às necessidades de outras pessoas – isso transformará sua organização. Claro, há uma série de habilidades aprendidas que estarão dentro do livro e, ainda assim, todas elas são simplesmente veículos em direção a esse foco singular – atender às necessidades de outros. Se alguma habilidade ou parte do livro pode levá-lo mais perto de atender às necessidades das pessoas ao seu redor, você será um líder melhor e mais relacional.

Em segundo lugar, além de apresentar uma teoria, o livro fornecerá uma abordagem tangível para termos conversas que atinjam necessidades subjacentes, o que promove uma mudança real. A abordagem tangível é a entrevista motivacional. A entrevista motivacional, conforme aplicada na literatura de negócios, tem como foco ajudar as pessoas a mudar. Mal aplicada, pode resultar em manipulação em relação às necessidades da organização. Em um ambiente onde todos são líderes, você aprenderá como descobrir gentilmente as necessidades dos outros e revelar e expressar suas próprias necessidades, de modo que todos alinhem seu comportamento a fim de atender efetivamente a essas necessidades.

Este livro muda a perspectiva do líder por posição ou cargo para os funcionários da organização para líderes em desenvolvimento

Need Based Leadership: Utilizing Motivational Interviewing to Be a Relational Leader and Meet Needs in the Workplace
Greg Sumpter
Kindle Edition, 2021