Outras Produções

Conheça outras produções literários que receberam contribuições importante da Dra. Neliana Buzi Figlie.

 

605456_ginecologia-e-obstetricia-da-infancia-a-adolescencia-733187_m1_636044251574432000

Ginecologia e obstetrícia – Da infância a adolescência. 1 ed. São Paulo : Atheneu Editora, 2016 p 353 – 369

ISBN: 9788538807094  

 

Ginecologia e Obstetrícia – Da Infância à Adolescência tem por propósito,  a assistência médica ao longo das transições do aparelho genital feminino decorrentes do próprio ciclo evolutivo da mulher nessa tão especial faixa etária, e que inclui a concepção precoce, na atualidade objeto de frequente consulta em consultórios e ambulatórios médicos. Fica caracterizada a importância e contribuição do presente livro para a prática ginecológica e obstétrica.  Neliana Buzi Figlie escreveu um capítulo sobre Uso de álcool, tabaco e demais substancias psicoativas do gênero feminino: identificação, prevenção e intervenção.

http://atheneu.com.br

 

saude-paya-intervencoes-familiares-convite_02Intervenções Familiares para Abuso e Dependência de Álcool e outras Drogas. 1 Ed. São Paulo: Grupo Editorial Nacional – Selo Editorial: Roca, 2016 p. 87-101

ISBN: 9788527730488

Considerada um elo importante entre indivíduo e sociedade, a família é o núcleo de formação da identidade pessoal. Portanto, sua inclusão no manejo clínico é essencial para o tratamento de indivíduos com problemas de abuso e dependência de álcool e outras drogas, com evidências de melhor adesão e resultados positivos de tratamento. Nesse sentido, Intervenções Familiares para Abuso e Dependência de Álcool e Outras Drogas apresenta a família como o principal grupo a ser assistido, visando a recuperar as potencialidades das relações, favorecendo o vínculo emocional entre seus membros, construir redes de apoio, restabelecer a comunicação e ressignificar papéis e valores. Organizada em quatro partes, esta obra aborda os principais procedimentos e orientações terapêuticas para o atendimento de indivíduos que enfrentam problemas e suas famílias, com valiosos esclarecimentos sobre padrões de comportamento familiar, abordagens terapêuticas e questões emocionais como luto, violência e religiosidade. Trata-se de excelente manual prático para psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, educadores, conselheiros e profissionais de áreas afins que visam à importância de intervir nessa questão com e para as famílias. Neliana Buzi Figlie escreveu um capítulo sobre Entrevista Motivacional com Famílias.

http://www.grupogen.com.br

 

 

 

tratamento-outrasO tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-Comportamentais. 1 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013, p. 273-290.

ISBN: 978-85-65852-24-1.

As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos – entre eles os transtornos por uso de substâncias –, e sua aplicação no contexto do tratamento tem se mostrado eficaz tanto para o alcance quanto para a manutenção da abstinência, seja em usuários de álcool, tabaco ou substâncias ilícitas. Este livro, resultado do trabalho de importantes clínicos e pesquisadores na área, se debruça sobre essas abordagens terapêuticas, focando três grupos de correntes teóricas: as terapias de reestruturação cognitiva, as de resolução de problemas e as de treinamento de habilidades. Neliana Buzi Figlie escreveu um capítulo sobre Entrevista Motivacional.

http://www.grupoa.com.br

 

intercambio-outras Intercambio das Psicoterapias – como cada abordagem psicoterapêutica compreende os transtornos psiquiátricos, 1 ed. São Paulo: Editora Roca, 2011.

ISBN: 978-85-72419-15-4.

Intercâmbio das Psicoterapias descreve de forma ampla e didática de que forma cada abordagem psicoterapêutica compreende os transtornos psiquiátricos. Neliana Buzi Figlie escreveu um capítulo sobre Conceitos Básicos na Terapia Cognitiva e coordenou juntamente com Raphael Cangelli Filho, o Módulo de Terapia Cognitivo-Comportamental.

http://www.grupogen.com.br

 

dependencia-outrasDependência Química – Prevenção , Tratamento e Políticas Públicas. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Este livro nasceu da pretensão de seus organizadores juntamente à editora em oferecer aos leitores a mais completa literatura nacional relacionada ao tema da dependência química, incluindo não apenas o usual campo científico como também abordando outros assuntos que não são tão comuns em âmbito literário voltado à dependência química. Foi idealizado para ser fonte de conhecimento e atualização, discussões e reflexões, proporcionando ao leitor de diversas áreas da saúde um embasamento científico sólido suficiente para ampliar sua visão crítica a respeito das drogas, estratégias de prevenção, tratamento medicamentoso e psicoterápico assim como das políticas públicas envolvidas neste tema de tamanha complexidade.

Neliana Buzi Figlie junto com outros colaboradores escreveu os capítulos:

• Entrevista Motivacional
• Prevenção ao uso de substâncias focada no individuo e no ambiente
• Psicoterapia de Grupo
• Modelo Cuida de prevenção seletiva para filhos de dependentes químicos

http://www.grupoa.com.br

 

 

dependencia-drogas-outras Dependência de Drogas – 2 edição

Figlie, NB. “Entrevista Motivacional”.

In: Dependência de Drogas 2ª edição

Dr. Sergio Dario Seibel. São Paulo, Ed. Atheneu, 2010.

ISBN: 978-85-388-0083-5

Dependência de Drogas alcança sua 2ª edição inteiramente reescrita e atualizada. Sua renovação científica justifica-se pela universalidade do problema das dependências que a cada dia apresenta novas progressões e aspectos, exigindo, consequentemente, constantes revisões de conceitos e conhecimentos.

O livro mantém sua abordagem multidisciplinar, já que somente por meio de ações conjuntas e harmonizadas de diversas ciências é que a dependência se torna mais explicável. Há que se integrar para fins de aplicação prática: genética, antropologia, sociologia, ética, toxicologia, medicina, neurociência e psicologia. Com isso, obtém-se visão plurifacetada do fenômeno do comportamento humano tipificado pela dependência ou, que, pelo menos, se apresenta em sua fase inicial. Daí a necessidade de classificar, descrever, diagnosticar, tratar e prevenir os seus danos

Neliana Buzi Figlie escreveu o capítulo de Entrevista Motivacional.

http://www.atheneu.com.br

 

terapia-outrasLivro: Terapia Comportamental e Cognitivo-comportamental – Práticas Clínicas

 

São Paulo, Roca, 2004. p. 414-434.

ISBN: 85-7241-526-2.

Neliana Buzi Figlie escreveu o capítulo de Entrevista Motivacional.

 

REVISÃO DE LIVROS CIENTÍFICOS

terapia-grupo-outrasLivro: Terapia de Grupo para transtornos por abuso de substâncias. Abordagem cognitivo-comportamental motivacional

Sobell, LC ; Sobell, M.B . Porto Alegre: Artmed, 2013.

Trata-se de um guia prático e didático de orientação à terapia para grupo de usuários de substâncias psicoativas. Apresenta abordagem que combina duas intervenções extremamente consagradas na literatura científica com evidências claras para esse perfil de população: a entrevista motivacional (EM) e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) para prevenção de recaída.

Neliana Buzi Figlie fez a revisão cientifica deste livro.

http://www.grupoa.com.br

 

entrevista-outrasLivro: Entrevista Motivacional no Tratamento de Problemas Psicológicos

Hal Arkowitz; Henny A. Westra; William  Miller; Stephen Rollnick.

São Paulo: Roca, 2011

 ISBN: 978-85-724.1863-8

Esta obra atualizada reúne especialistas que apresentam novas aplicações da entrevista motivacional na prática de saúde mental. Prático e acessível, com base em teoria e pesquisa, o livro fornece estratégias eficazes para ajudar os clientes a resolverem a ambivalência e mobilizar sua disposição, seu compromisso e suas fontes pessoais para a mudança.

Neliana Buzi Figlie fez a revisão cientifica deste livro.

http://www.grupogen.com.br

 

alcool-outrasLivro: Tratando a Dependência de Álcool – Um Guia de Treinamento das Habilidades de Enfrentamento.

Peter Monti e cols. São Paulo: Roca, 2005.

Esta segunda edição de Tratando a Dependência de Álcool, revisada e ampliada, reflete as ideias atuais e as evidências científicas sobre a mudança do comportamento dependente. A obra apresenta, de forma simples e direta, um programa de treinamento de habilidades de enfrentamento, em várias sessões, que se comprovou bastante eficaz no tratamento de dependentes do álcool, além de uma justificativa teórica e empírica clara, diretrizes passo a passo dessas sessões, bem como indicadores clínicos úteis, 40 fichas para o cliente, instrumentos para avaliação e formulários para terapeutas, todos reproduzíveis.

O foco das sessões está no desenvolvimento de habilidades-chave, inter e intrapessoais, para ajudar os participantes a aprenderem estratégias positivas para enfrentar as exigências do dia a dia e resistir à necessidade de beber. Tratando a Dependência de Álcool é, ao mesmo tempo, um livro didático e um manual de treinamento útil e um manual de treinamento útil e relevante para médicos, terapeutas, pesquisadores e outros profissionais envolvidos no tratamento da dependência de álcool.

Neliana Buzi Figlie fez a revisão cientifica deste livro.

http://www.grupogen.com.br