Dra. Neliana Buzi Figlie

Na Entrevista Motivacional o processo de escuta ativa requer:

– Atenção cuidadosa ao que o cliente diz;

– Visualização clara do que foi dito;

– Formulação da hipótese concernente ao problema, sem suposições ou interpretações;

– Articular a hipótese por meio de uma abordagem não defensiva.

 

Design sem nome (2)

 

 

 

 

 

 

Ao refletir, o profissional se envolve na relação, mas ao mesmo tempo, deve ser fiel ao que o cliente disse.  As relações com o cliente são autênticas e devem permitir que ele exprima abertamente seus sentimentos e atitudes sobre o seu comportamento e o processo mudança. Oferecer uma escuta reflexiva requer treinamento e prática para também pensar reflexivamente. Vale destacar que uma reflexão sempre termina com um ponto final. Quando a fala do profissional é emitida com uma interrogação ou exclamação deixa de ser uma reflexão.

Para avaliar se a reflexão feita foi efetiva, basta analisar a reação do cliente: se ele expressa concordância, não apresenta postura defensiva,  sente-se estimulado a falar mais, apresenta uma postura verbal mais relaxada ou motivada, houve êxito. Por outro lado, se o cliente começa advertir ou ameaçar, persuadir, argumentar, discordar, julgar, criticar ou culpar, retrair, distrair, ser indulgente ou mudar de assunto; esses são indicativos claros de que a reflexão não foi eficaz e cabe ao profissional reformular sua maneira de atuar.

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