As habilidades comunicativas básicas são o meio pelo qual são colocados em prática os estilos de comunicação. Ao perguntar, a intenção do terapeuta costuma ser a de desenvolver uma compreensão sobre o problema do cliente. O escutar implica em um processo ativo por parte do terapeuta, para que ele possa verificar se de fato houve compreensão da mensagem exata, conforme expressa pelo cliente. Já o informar possibilita a transmissão do conhecimento e do todo o conteúdo compreendido por parte do terapeuta. O resultado de uma informação inadequada ou até mesmo a falta dela, traz implicações na adesão no paciente. A tabela abaixo orienta quanto à aplicação das habilidades comunicativas básicas associadas aos estilos de comunicação.
Habilidades Comunicativas Básicas: Perguntar, informar e escutar.
Perguntar:
* “Quantas vezes isso aconteceu?” (direcionar)
* “Que tipo de mudança faz sentido para você?” (orientar)
* “Como você tem passado desde que o seu filho morreu?” (acompanhar)
Informar:
* “Sua melhor opção é tomar esse medicamento.” (direcionar)
* “Mudar sua dieta faria sentido do ponto de vista médico, mas como isso lhe parece?” (orientar)
* “Sim, é uma experiência comum. Muitos pacientes ficam bastante chocados e incomodados com coisas simples como ir ao banheiro.” (acompanhar)
Escutar:
* “Então você compreende o que vai acontecer hoje, mas quer que eu fale mais sobre o que vai acontecer depois.” (direcionar)
* “Você está preocupado com o seu peso, e não sabe o que fazer.” (orientar)
* “Isso foi um grande choque.” (acompanhar)
Referencia: ROLLNICK, Stephen. Entrevista Motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009.