Dra. Neliana Buzi Figlie

MANTENHA UMA PERSPECTIVA BASEADA NA FORÇA

Todos os seus alunos carregam dentro de si os principais ingredientes da EM . Sua tarefa principal é evocar esse potencial ao reconhecer que todos os alunos são naturalmente criativos e engenhosos.

TENHA PACIÊNCIA

Embora este guia discuta maneiras de manter seus participantes envolvidos no processo de aprendizado da EM,  é importante lembrar que as pessoas aprendem em seu próprio ritmo, que pode ser bastante gradual.

Além disso, aceite a realidade de que sempre haverá alguns alunos que nunca entenderão ou se adaptarão.

SEJA FLEXÍVEL E CONSCIENTE

Os instrutores eficazes planejarão suas aulas para acomodar uma variedade de estilos de aprendizagem. Tente também adaptar o treinamento para o público específico e suas necessidades. Mesmo assim você vai precisar aceitar quando os alunos expressam ambivalência, desacordo e preferência por outras abordagens.

ESTAR DISPONÍVEL

Tenha em mente a Filosofia de Generosidade do MINT.

  • Disponibilize material.
  • Forneça uma maneira para os alunos entrarem em contato com você no  pós-treinamento ou consulta.
  • Esteja disponível para os alunos durante os intervalos e antes e depois das aulas.

Ensinar EM pode ser altamente desafiador. Haverá o aprendiz ocasional que precisa projetar algo em você; que pode desafiá-lo na frente do grupo ou deixá-lo com uma avaliação nada lisonjeira. Também haverá momentos em que você não está no seu melhor desempenho. Alguns dias você só vai querer correr para casa e se enroscar na cama, convencido de que não tem o que é preciso para ensinar EM. Estes são os momentos para acessar sua voz interior que oferece resiliência, a voz que lhe dá uma pausa nos dias de folga, sacode o sentimento de inadequação e te guia para a cama sabendo que você fez o seu melhor. Esta é a voz que está lá pela manhã, avisando que ontem foi uma oportunidade para aprender e crescer.

 Referência:

The art of Teaching Motivational Interviewing – A Resource for MINT Trainers

(A 20-year Retrospective of Key Learnings)

Steven Malcolm Berg-Smith, MS, CWP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − seis =