Dra. Neliana Buzi Figlie

A Entrevista Motivacional (EM) é um estilo de comunicação e uma abordagem terapêutica bem reconhecida em todo o mundo. Uma série de revisões sistemáticas e metanálises provaram que a EM é eficaz em aumentar a probabilidade de mudança de comportamento. Essas revisões sistemáticas incluem estudos executados em muitos países e culturas.

A EM tem ênfase em ouvir o paciente, expressar empatia e compreensão, e gentilmente mostrar ao paciente que direção de mudança ela considera estar alinhada com suas esperanças, desejos e necessidades. O foco da conversa em EM é trazer a motivação interna do paciente, em vez de tentar persuadi-lo.

Durante a última década, a EM tem apresentado uma variabilidade considerável dos tamanhos de efeito nos estudos . Sabe-se que as diferenças em como a EM é implementada ocorrem nos locais, nos tipos de estudos e nos profissionais. Além disso, tem sido discutido no MINT se a EM é ministrada da mesma forma em diferentes partes do mundo e em diferentes culturas.

A EM é considerada uma das terapias ou estilos de comunicação que se adaptam com alguma facilidade a outras culturas. Uma das razões é que algumas recomendações sobre como administrar terapia entre culturas são particularmente inerentes a EM. No entanto, não sabemos muito sobre se a interpretação de diferentes aspectos da EM em diferentes culturas afeta o desempenho da mesma.

Apesar de uma série de estudos de EM ter sido realizada em alguns países ocidentais, nenhum estudo, até o momento, investigou a ênfase nos mesmos elementos da EM quando ela é realizada nos EUA e na Europa. Os estudos realizados até agora são difíceis de comparar devido a variações significativas nas condições de pesquisa. Portanto, as comparações sobre como a EM é entregue entre países e culturas são dificultadas pela diversidade de estudos. Assim, para tentar comparar a aplicação da EM entre os países, os terapeutas nas várias nações devem, no mínimo, tratar indivíduos com características e problemas semelhantes. Além disso, qualquer análise estatística deve procurar ajustar as diferenças nessas medidas.

Elementos de EM são frequentemente medidos pelo código de integridade de tratamento da entrevista motivacional (MITI) (Moyers, 2010; Moyers et al., 2014). O MITI foi recentemente refinado para refletir os desenvolvimentos na teoria da EM e para melhorar a confiabilidade das medidas (MITI 4). Até agora, o MITI 4 foi aplicado em alguns estudos, apoiando a confiabilidade para a EM e, para alguns, estendendo a validade (Copeland et al., 2019; Kramer Schmidt, Andersen et al., 2019; Moyers et al., 2016; Owens et al. ., 2017; Serrano, 2018). O MITI 4 fornece informações sobre os elementos técnicos da EM por meio de uma medida da capacidade do profissional em cultivar a fala de mudança e suavizar a fala de sustentação; atuar com os elementos relacionais da empatia e parceria; além disso, são coletadas informações detalhadas sobre o comportamento do terapeuta aderente a EM (afirmação, busca de colaboração, apoio a autonomia) e o terapeuta não aderente a EM (confrontar e persuadir) (Moyers et al., 2014).

Referência:

Lotte Kramer Schmidt, Kjeld Andersen & Anette Søgaard Nielsen (2022) Differences in the delivery of motivational interviewing across three countries, Journal of Ethnicity in Substance Abuse, 21:3, 823-844, DOI: 10.1080/15332640.2020.1824838

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 2 =