Dra. Neliana Buzi Figlie

Contexto: Ensaios clínicos randomizados (ECR), realizados principalmente entre populações minoritárias, relataram que a entrevista motivacional (EM) pode melhorar a adesão à medicação.

Objetivos: Avaliar o impacto da EM e de seu formato de entrega, avaliação da fidelidade, feedback baseado na fidelidade, experiência dos profissionais e tempo de exposição a EM na adesão.

Fontes de dados: Artigos da base de dados MEDLINE estudos publicados de 1966 até fevereiro de 2015.

Critérios de elegibilidade do estudo: Ensaios Clínicos Randomizados (ECRs) que compararam a EM com um grupo controle e relataram uma medida numérica da adesão à medicação.

Síntese dos dados: O desfecho principal foi a adesão à medicação, definida como qualquer medida subjetiva ou objetiva relatada como a proporção de indivíduos com adesão medicamentosa adequada ou adesão média e desvio padrão. Para variáveis ​​categóricas foi calculado o risco relativo (RR) de adesão medicamentosa e para variáveis ​​contínuas, a diferença média padronizada (SMD) entre os grupos EM e controle.

Resultados: Amostra com 17 ECRs. Para estudos que relataram uma medida categórica (n = 11), o RR agrupado para adesão à medicação foi maior para EM em comparação com o controle (1,17; IC 95% 1,05-1,31; p < 0,01). Para estudos que relataram uma medida contínua (n = 11), o SMD agrupado para adesão à medicação foi positivo (0,70; IC 95% 0,15-1,25; p < 0,01) para EM em comparação com o controle. As características que foram significativamente (p < 0,05) associadas à adesão à medicação foram EM telefônico e feedback baseado em fidelidade entre estudos que relataram medidas categóricas, EM de grupo e avaliação de fidelidade entre estudos que relataram medidas contínuas e entrega por enfermeiros ou assistentes de pesquisa. Os tamanhos dos efeitos diferiram em magnitude, criando alta heterogeneidade.

Conclusão: A EM melhora a adesão medicamentosa em diferentes tempos de exposição e no aspecto psicoeducacional de profissionais. Contudo, a avaliação das características da EM associadas ao sucesso apresentou resultados heterogêneos. São necessários estudos maiores direcionados a diversas populações com uma variedade de condições crônicas para esclarecer o efeito de diferentes modos de administração da EM avaliação de fidelidade e fornecimento de feedback baseado em fidelidade.

Referência:

Palacio A, Garay D, Langer B, Taylor J, Wood BA, Tamariz L. Motivational Interviewing Improves Medication Adherence: a Systematic Review and Meta-analysis. J Gen Intern Med. 2016 Aug;31(8):929-40. doi: 10.1007/s11606-016-3685-3. Epub 2016 May 9. PMID: 27160414; PMCID: PMC4945560.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + cinco =