Dra. Neliana Buzi Figlie

Agora numa quarta edição totalmente reescrita, esta é a apresentação oficial da entrevista motivacional (EM), a abordagem poderosa para facilitar a mudança. O livro foi atualizado e simplificado para ser ainda mais fácil de usar como guia profissional e texto de  estudo. Os criadores da EM, William R. Miller e Stephen Rollnick, elucidam as quatro tarefas da EM – engajar, focar, evocar e planejar – e demonstram vividamente como elas se parecem em ação. Uma riqueza de vinhetas e exemplos de entrevistas ilustram o que fazer e o que não fazer na implementação bem-sucedida em diversos contextos. O livro analisa a base de evidências para a abordagem e aborda formas de avaliar a qualidade da EM. O site complementar fornece perguntas para reflexão, material de caso anotado e recursos úteis adicionais.

Novo nesta edição

§  A maior parte do livro é inteiramente nova.

§  Aborda a amplitude das aplicações da EM não apenas em aconselhamento e psicoterapia, mas também em cuidados de saúde, educação, coaching, gestão e outros contextos.

§  Discute a entrega da EM remota, afirmações simples versus complexas, uso estratégico de questões direcionais, considerações éticas e outros tópicos novos ou ampliados.

§  Maior ênfase no uso da EM durante todo o processo de mudança e crescimento do cliente, não apenas na fase preparatória.

§  Características Pedagógicas

§  Materiais on-line novos ou atualizados, incluindo questões para reflexão e casos anotados.

§  Pontos-chave no final de cada capítulo.

§  Boxs com “Perspectiva Pessoal” e “Para Terapeutas” em cada capítulo.

§  Glossário extenso.

§  Nova ferramenta de autoavaliação que visa as competências componentes da EM.

Comentário Neliana: Precisamos trazer este livro para o Brasil! Espero que alguma editora possa visualizar a riqueza deste recurso para a prática profissional na área de saúde, educação, justiça, assistência social, esportes, organizações/lideranças e em toda conversa que envolve mudança de comportamentos.

Referência:

“MOTIVACIONAL INTERVIEWING: PREPARING PEOPLE FOR CHANGE  AND GROW”
Wiliam R. Miller, Stephen Rollnick
Idioma: Inglês      4rd Edition, Ano 2023
Guilford Press
Lançamento: Agosto/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =