Dra. Neliana Buzi Figlie

Imagine que você decide explorar a motivação de alguém para mudar e que você está bem ciente de que não deve e o se precipitar com suas próprias soluções ou argumentos para a mudança do outro . Você faz uma curiosa pergunta em aberto e simplesmente deixa o paciente dizer como se sente sobre a mudança. Você está agora no reino da evocação. É assim que essa conversa pode começar!
Evocar envolve ajudar uma pessoa a pensar em voz alta, e isso acontece em qualquer momento.

O tratamento pode ser um excelente ponto de partida para mudar.  Trata-se de ajudar os pacientes a se motivar, a ver uma nova perspectiva sobre o que será melhor. Você os guia de maneira carinhosa e compassiva, com uma curiosidade sobre como eles podem alcançar uma vida mais saudável.

A evocação não é complexa e demorada, e não significa você ficar sentado passivamente enquanto o paciente faz todo o trabalho, mas sim usar habilidades como perguntar e ouvir para direcionar a conversa sobre como a mudança pode acontecer.

Se você vê a vida de cada paciente como um quebra-cabeça único, a  evocação é altamente indicada e os pacientes estão na melhor posição de saber como as peças podem se encaixar. Quanto mais os pacientes realizam suas próprias mudanças, melhores serão os resultados.


Outro benefício da evocação é que proporciona uma experiência satisfatória com o tratamento e o profissional sente um alivio ao se libertar da necessidade de resolver os problemas dos pacientes (reflexo de consertar).

A Entrevista Motivacional traz várias estratégias que ajudam no processo de evocação. Umas delas é o Baralho de Valores Pessoais. Criado em 2001 por William R. Miller, Janet C’de Baca, Daniel B. Matthews, e Paula L. Wilbourn –  Universidade do Novo México (56 valores). Em 2011, foi atualizado para incluir mais valores até a versão (100 valores). Em 2021, Figlie adaptou esse material para a realidade brasileira.  O objetivo do jogo é incentivar a exploração de valores pessoais de modo a eliciar a fala de mudança, que é precursora da modificação de comportamentos, segundo o referencial da Entrevista Motivacional.

Para maiores informações acesse: https://nelianafiglie.com.br/livros/baralho-de-valores-pessoais-2/

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

Figlie, NB. Baralho de Valores Pessoais (2021) 1ª edição. Belo Horizonte: Ed. Artesã. ISBN 978-65-86140-49-1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 17 =