Dra. Neliana Buzi Figlie

A motivação para a mudança é um componente chave na abordagem do uso indevido de substâncias. O TIP, atualizado em 2019, reflete um repensar fundamental do conceito de motivação como um processo dinâmico, não como uma característica estática do cliente. A motivação refere-se à probabilidade de uma pessoa entrar, continuar e aderir a uma estratégia de mudança específica.

As abordagens e estratégias para aumentar a motivação contidas no TIP descrevem como aumentar a participação e adesão ao tratamento do tratamento por uso de substâncias (TUS), bem como seus resultados, incluindo:

  • Reduções no uso de álcool e substâncias
  • Maiores taxas de abstinência
  • Encaminhamentos bem-sucedidos para tratamento

Este material mostra como os profissionais que atuam no tratamento do TUS podem influenciar a mudança positiva de comportamento, desenvolvendo uma relação terapêutica que respeita e se baseia na autonomia do cliente. Por meio da Entrevista Motivacional, os profissionais tornam-se parceiros no processo de mudança do cliente.

O TIP também descreve diferentes intervenções motivacionais que os profissionais podem aplicar no Modelo de Estágios de Mudança relacionado ao uso indevido de substâncias.

Download Gratuito:

https://store.samhsa.gov/product/TIP-35-Enhancing-Motivation-for-Change-in-Substance-Use-Disorder-Treatment/PEP19-02-01-003

TIP 35: Enhancing Motivation for Change in Substance Use Disorder Treatment

Publication ID PEP19-02-01-003

Publication Date October 2019

Last Reviewed October 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 5 =