Dra. Neliana Buzi Figlie

O que está faltando no Espírito da EM? Em uma palavra – Empoderamento.

O Espírito da Entrevista Motivacional almeja nos conectar com outras pessoas por meio das diferenças e isso envolve inclusão e pertencimento.

A evocação continua sendo uma marca da Entrevista Motivacional: ela está presente nas habilidades clínicas (PARR), nos processos e no espírito.

Com o empoderamento, os autores enfatizam a ação.

EM evoca o que as pessoas já têm dentro delas: seus próprios valores, ideias, cuidado e motivações para combinar o seu melhor conselho com a sabedoria do cliente para a mudança acontecer, e isso é capacitar.

EM homenageia a autonomia e a capacidade de mudança do cliente. Você não pode fazer mudanças na vida de seus clientes, então você os capacita a fazer isso sozinhos.

¨Quais a mudanças relacionadas a saúde que o seu cliente se mostra desejoso ou capaz de realizar? ¨

¨Por que ele está disposto a fazer esta mudança? ¨

¨Como esta mudança poderia ser bem realizada e ajustada na vida do cliente? ¨

Todas estas questões são tópicos não para prescrição, mas para negociação. Ninguém sabe mais sobre seus clientes do que eles próprios, e você precisa da colaboração deles para que as mudanças no estilo de vida e comportamentos possam acontecer.

Parceria, aceitação, compaixão e empoderamento são quatro perspectivas sobre a prática da EM. Usamos o acrônimo PACE com o intuito de descrever um estado de espírito e coração dentro do qual a EM é praticada. Sem essa perspectiva, existe o perigo de usar as habilidades “nos pacientes¨, e não ¨com os clientes¨.

Quando a EM é bem-feita, você está ajudando os clientes a falarem sozinhos sobre as mudanças que eles conseguem fazer. Qualquer conselho ou informação que você
tenha, passa a ser oferecido para apoiar as próprias razões para mudar do cliente e não do tratamento. Novamente, quando bem-feita, os conselhos e informações parecem muito normais e reconhecíveis.

Além disso, observe que a EM não é sempre calorosa e amigável, não apenas
centrada no paciente, porque o profissional também se envolve no direcionamento das conversas rumo a mudanças saudáveis, propositadamente, para que as mudanças possam acontecer, como tema de conversa. As mudanças necessárias são comunicadas dentro do espírito da EM de modo a conversar sobre elas colaborativamente.  Isso é empoderar os clientes!

 Referências:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

Miller, W.R., and Rollnick, S. (2013). Motivational Interviewing: Helping people change. NY: Guilford Press.

Miller, R. M. & Rollnick, S. (2013). Glossary of Motivational Interviewing Terms. NY: Guilford Press.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + nove =