Dra. Neliana Buzi Figlie

Raramente conseguimos mudar uma pessoa.

Sabe aquela celebre frase: Ninguém muda ninguém. Ela é verdadeira.

O melhor que podemos fazer é ajudar a pessoa a encontrar sua própria motivação para que ela possa se compromissar com a mudança.

Nesse processo a motivação pode sofrer influências externas (família, trabalho, amigos, tratamentos, decisões judiciais) e internas (humor, saúde mental, comorbidades diversas). No entanto estas influências nem sempre são decisivas para a mudança.

O que faz a diferença é adotarmos uma postura de humildade e aceitação, tendo claro que não sabemos o que pode fazer o outro mudar, mas que estamos realmente dispostos a descobrir com ele

Oferecer um espelho para que o outro se veja com mais clareza e emponderá-lo com os recursos que ele possui e com os valores que definem sua vida é fundamental para a mudança

Tudo isso aliado ao cuidado para não prescrever as mudanças e não ceder ao que Rollnick define como o reflexo de consertar, porque essa postura por si so já implica em um julgamento.

A Entrevista Motivacional (EM) a EM é um estilo de comunicação colaborativo e orientado para um objetivo específico, que é o de favorecer a mudança. Tem como finalidade fortalecer a motivação pessoal para um compromisso com a mudança, recolhendo e explorando as próprias razões da pessoa, dentro de uma atmosfera de aceitação e compaixão.

Desenvolvida originalmente pelos psicólogos William Miller e Stephen Rollnick na década de 1980, representa um estilo clínico habilidoso que tem por objetivo evocar as motivações internas da cliente para fazer mudanças comportamentais de acordo com os interesses que esta tem para a melhoria de sua saúde.

Por se tratar de uma abordagem que tem uma meta específica, que é resolver a ambivalência, é compreendida com caráter de intervenção breve, podendo assim, ser utilizada por uma ampla gama de profissionais em diferentes serviços. Vale destacar que não se trata de uma linha de psicoterapia e atualmente, tem sido amplamente difundida nas áreas da saúde, social, justiça, educação e esportes.

Referência:

Guimarães, LP; Figlie, NB. Oráculo da Prevenção: guia prático (2018) 1ª edição. Belo Horizonte: Ed. Artesã. ISBN 978-85-88009-92-9.

https://www.artesaeditora.com.br/produto/limites-do-amor-os-quando-voce-ama-alguem-que-tem-problemas-com-alcool-e/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =