Dra. Neliana Buzi Figlie

Resumo

Vivência:  Imagine que você está atendendo um paciente e que é necessário é uma mudança no comportamento ou estilo de vida da pessoa.

Escolha um problema de comportamento de saúde que seja comum em sua prática clínica.

Faça perguntas abertas sobre desejo, capacidade, razões e necessidades para mudança. Imagine o que seu paciente pode dizer? Liste-os em sua mente ou no papel e, em seguida, faça um resumo das motivações do próprio paciente para a mudança.

2. Lembre-se de palavras-chave. Quando você está fazendo perguntas abertas a um paciente

que evocam conversas sobre mudança, tente lembrar o que eles estão dizendo. Você, em seguida, reúne tudo em um resumo.

Certa vez, um colega disse: “Enquanto ouço o paciente, sublinho as palavras-chave ou frases que eles usam em post its na minha mente. Então quando chega a hora de resumir, eu pego os posts its”.

Resumos ajudam a evocar a motivação da pessoa para mudar.

3. Deixe de lado as palavras extras. Ao resumir, torne-o tão enxuto quanto possível. Tente evitar uma introdução longa como “Uma coisa que eu gostaria de fazer agora é resumir o que você disse e te mostrar porque essas coisas são importantes”.

Não há necessidade da maioria dessas palavras, especialmente a palavra “eu”.

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

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