Dra. Neliana Buzi Figlie

Uma conversa de 10-15 minutos, que oferece um breve conselho sobre os benefícios da mudança costuma ser chamado de ” intervenção breve.” Às vezes é precedida por
uma avaliação, e é mais comumente focada em tópicos como tabagismo, uso de álcool, diabetes, hipertensão arterial e outros comportamentos de estilo de vida. Utilizar uma base de
comunicação compassiva garantirá que plantar uma semente de mudança poderá ser alcançada sem conflitos indevidos.

Ao usar EM como uma intervenção breve, A conversa tem um foco na mudança (ex. fazer uma caminhada), que convida a pessoa para um caminho, ambos com curiosidade sobre os por quês e como profissional e paciente podem fazer isso. Por fim, oferecer informações e conselhos conforme a necessidade.

A Figura abaixo apresenta uma estrutura de como você pode usar a Em breve. Você perceberá os quatro processos da EM (Engajamento – Foco – Evocação – Planejamento) , e como a informação e o aconselhamento podem ser perfeitamente integrados à conversa. As principais habilidades clínicas de EM (PARR) são usadas durante toda a jornada. Aconselha-se o uso de resumo em qualquer momento, para esclarecimentos ou para recuperar a direção da consulta.

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =