Dra. Neliana Buzi Figlie

1)      Imagine que você está consultando um paciente e que é necessária uma mudança no comportamento ou no estilo de vida da pessoa.

Escolha um problema de comportamento de saúde que seja comum em sua prática.

Você perguntou sobre desejo, habilidade, razões e necessidade para a mudança?

O que seu paciente diria a você?

Liste a resposta em sua mente ou no papel e, em seguida, faça um resumo sobre as motivações do paciente para a mudança.

  2)Lembre-se de palavras-chave. Quando você está fazendo perguntas abertas a um paciente que evocam conversas sobre mudança, tente lembrar o que eles estão dizendo a você. Em seguida, reúna as respostas em um resumo.

Um colega uma vez colocou:
“Enquanto ouço o paciente, penduro as palavras-chave ou frases que eles usam em pregadores em minha mente. Então quando é hora de resumir, eu vou tirando os pregadores e devolvendo as frases ao cliente.“

3)Deixe de fora as palavras extras. Ao resumir, torne o resumo mais enxuto possível. Não há necessidade da maioria dessas palavras, principalmente a palavra EU.

Referência:

Rollnick, S., Miller, W. R., & Butler, C. C. (2022). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behavior. NY: Guilford Press, 2nd edition.

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