Dra. Neliana Buzi Figlie

A ambivalência ocorre quando as motivações impulsionam você simultaneamente em direções diferentes. Os motivos de largada incentivarão você a ir, enquanto motivos de parada são advertências. As motivações de largada e de parada vêm em várias combinações, que apresentam diferentes desafios mentais e emocionais.

William Miller descreve quatro tipos de ambivalência. Vamos hoje falar do primeiro.

  1. A loja de doces: largada-largada

A forma mais feliz de ambivalência costuma ser uma escolha entre alternativas igualmente atraentes. É o problema da loja de doces: todas as opções parecem boas. A escolha geralmente é difícil, mas agradável. Teoricamente, você poderia ficar preso em uma escolha largada-largada se as alternativas fossem exatamente iguais em atração.

Cada dia envolve escolhas de como você gastará o tempo, os recursos e os talentos que possui. Com prática e hábito, estas escolhas podem se tornar mais ou menos automáticas: o que comer ou como passar o tempo livre. Cada escolha exclui outras possibilidades. Um padrão comum no TUS (Transtorno por Uso de Substâncias) é que uma opção — como usar drogas, jogar jogos de azar ou passar tempo na internet — começa a dominar e substituir todas as outras.

Um prazer na ambivalência largada-largada é a antecipação. Você pode se imaginar aproveitando (e gostando de imaginar) qualquer uma das alternativas. Você pode experimentar um caminhão de opções largada-largada, sem experimentar muito estresse. Exemplos: quando você planeja uma viagem e fica na dúvida entre 2 destinos interessantes; quando você está em um bom emprego e recebe uma outra proposta igualmente interessante.

Os conflitos largada-largada têm uma sensação de ganha-ganha. Ambas as opções são atraentes e agradáveis. Quando uma opção em um conflito largada-largada é a sua situação atual, a alternativa pode ter uma vantagem inovadora, com a aparência de que “a grama é mais verde do outro lado da cerca”.

Referência:

Miller, W. Pensando melhor… Como a ambivalência molda sua vida. Porto Alegre: Artmed, 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 13 =