Dra. Neliana Buzi Figlie

O uso nocivo de substâncias e a dependência de substâncias no DSM-IV-TR foram substituídos por um diagnóstico: Transtorno por Uso de Substâncias (TUS), no DSM-5.

Embora o cruzamento entre os transtornos do DSM-IV e DSM-5 seja impreciso, em linhas gerais podemos inferir, após avaliação minuciosa por parte do profissional, que a Dependência de Substâncias é aproximadamente comparável ao TUS (moderado a grave) e o uso nocivo de substâncias é semelhante ao subtipo leve.

O que é certeza: As pessoas com problemas e transtornos de uso de substâncias têm sentimentos e pensamentos confusos sobre o uso de tabaco, drogas e álcool. Estas pessoas vivenciam as consequências negativas X Desfrute de experiências positivas (intoxicação, desinibição, socialização e prazer). 

Muitas vezes, as pessoas permanecem em um estado de conflito ou ambivalência sobre a mudança, a menos que sua percepção desses custos e benefícios mude.

O livro Dinâmicas de Grupo e Atividades Clínicas Aplicadas ao Tratamento do Uso de Substâncias fornece atividades práticas que auxiliam o profissional a compreender e impulsionar a motivação para a modificação dos comportamentos de risco.  Com mais de 250 exemplos de dinâmicas de grupo ou atividades individuais a saber

·         Diversas fases do tratamento (Início, término, datas festivas etc.)

·         Atividades direcionadas a populações específicas (adolescentes, filhos de dependentes químicos, mulheres, diversidade sexual, pacientes com danos cognitivos, idosos)

·         Motivação para o tratamento

·         Prevenção de recaídas

·         Autoestima e autoconhecimento

·         Treinamento em habilidades de enfrentamento

·         Resolução de problemas, entre outros.

O livro é destinado aos profissionais da área da saúde, assistência social e educação e contou com a participação de profissionais especializados não apenas na área do uso de substâncias, mas   também no trabalho com famílias, adolescentes, idosos e diversidade sexual, acoplando assim o universo da ressocialização e inclusão social.
Publicado pela Editora Roca, selo do Grupo Gen www.grupogen.com.br  que disponibiliza o livro tanto pelo site, como na distribuição por livrarias, como por e-book. A obra conta com várias reimpressões desde o seu lançamento em 2004 e a atual reimpressão conta com a revisão integral do texto e atualização de termos técnicos.


Referência:

Dinâmicas de Grupo e Atividades Clínicas Aplicadas ao Uso de Substâncias
Psicoativas / organizadoras Neliana Buzi Figlie, Roberta Payá. – 1. ed. – [Reimpr.]. São Paulo : Roca, 2022. ISBN 978-85-4120-168-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 19 =