Dra. Neliana Buzi Figlie

Dois estudos meta-analíticos recentes e uma revisão sistemática avançaram nossa compreensão da eficácia dos esforços no treinamento de EM até o momento.  Roten, Zimmermann, Ortega e Despland (2013) descobriram que o treinamento em EM geralmente realizado em workshops de 12 a 16 horas produziu ganhos modestos a robustos em habilidade (tamanho do efeito = 0,69), especialmente em comparação com grupos de controle não treinados, mas que os ganhos na proficiência em EM foram aprimorados ainda mais por meio de treinamento e feedback pós-workshop (tamanho do efeito = 0,82) ao longo do tempo (de 4 semanas a 4 meses). A maioria desses estudos treinou EM para problemas de uso de substâncias.

Schwalbe, Oh e Zweben (2014) evidenciaram ainda mais os efeitos do treinamento em EM e quantificaram a sabedoria convencional. Eles estimaram que, após o workshop, os clínicos que aprenderam EM tiveram que ter pelo menos três a quatro contatos de supervisão envolvendo feedback de desempenho e treinamento e totalizando pelo menos 5 horas ao longo de 6 meses para sustentar os efeitos do treinamento de EM. Em outras palavras, os efeitos do treinamento foram melhor mantidos com prática modesta, mas prolongada, sob a supervisão de um treinador especialista.

Houve vários esforços para inovar o treinamento de EM e melhorar sua eficácia. Baer et ai. (2009) avaliaram seu “treinamento sob medida para o contexto” (CTT), baseado no uso de Rollnick, Kinnersley e Butler (2002) de “Pacientes padrão na prática clínica” para atender às habilidades auto identificadas do aluno necessárias para seu contexto de trabalho. Essa abordagem foi baseada na hipótese de que esta forma de treinamento seria superior a uma oficina padrão, especialmente para apoiar as habilidades que são aprendidas inicialmente.

Em outro esforço para individualizar o treinamento, preservando os recursos de treinamento para os médicos que mais precisam, Martino, Canning-Ball, Carroll e Rounsaville (2011) testaram um programa piloto de treinamento de EM baseado em critérios passo a passo para testar a hipótese de que diferentes médicos podem exigir diferentes níveis de treinamento de EM para desenvolver proficiência. Todos os trainees participaram de um curso de EM baseado na Web (etapa 1) e só receberam as próximas etapas – oficina de desenvolvimento de habilidades (etapa 2) e supervisão baseada em competências (etapa 3) – se não atendessem a um critério de desempenho de EM conforme avaliado por avaliadores. Os médicos que realizaram EM adequadamente após o treinamento baseado na Web mantiveram esses níveis de adesão e competência. Aqueles que tiveram desempenho inadequado melhoraram após a oficina ou supervisão. Essas descobertas apoiam o potencial de treinamentos individualizados e personalizados com base nas necessidades e recursos do aluno, aumentando potencialmente a relação custo-benefício. São necessários mais esforços para desenvolver inovações eficazes no treinamento de EM, pois a maioria dos locais de tratamento para uso de substâncias não recebe treinamento suficiente para praticar EM com proficiência sustentada . Identificar os componentes mais essenciais e econômicos dos programas de treinamento em EM, particularmente aqueles associados aos resultados do tratamento do cliente, avançaria significativamente no campo do  treinamento.

Aprender EM pode ter limitações práticas fora dos ambientes de pesquisa que enfatizam amostras de trabalho de codificação. A codificação da fidelidade EM pode resultar em problemas de atrito devido a dificuldades em produzir amostras de trabalho oportunas e audíveis e preocupações clínicas com esse nível de supervisão. Além disso, coaching e feedback estendidos podem não ser viáveis em ambientes comunitários do ponto de vista de custo/benefício . Métodos de treinamento alternativos, como a integração de tecnologia como o treinamento de EM do mundo virtual interativo, modelos mais breves ou alternativos de feedback/treinamento, uso de exames clínicos padronizados objetivos, como as Habilidades de Entrevista Motivacional em Encontros de Cuidados de Saúde e modelos de treinamento intensivo acelerado são necessários para desenvolver a prática por parte dos profissionais e mantê-la. Além disso, mais pesquisas com foco em como treinar alunos em EM dentro de programas acadêmicos formais, como pós-graduação para profissionais de saúde mental, são necessárias para melhor avaliar como desenvolver habilidades clinicas antes do início da prática profissional.

Referência:

Madson MB, Schumacher JA, Baer JS, Martino S. Motivational Interviewing for Substance Use: Mapping Out the Next Generation of Research. J Subst Abuse Treat. 2016 Jun;65:1-5. doi: 10.1016/j.jsat.2016.02.003. Epub 2016 Feb 15. PMID: 26971078.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =