Dra. Neliana Buzi Figlie

Você sabia que a Entrevista Motivacional disponibiliza um baralho para trabalhar os valores pessoais?

Para a EM não existe um ser humano que esteja desmotivado.

A motivação busca recursos para suprir necessidades básicas e satisfação para realização pessoal. Quando as necessidades são satisfeitas, o ser humano se motiva para a realização de necessidades mais elevadas (Pirâmide de Maslow)

Reconhecer valores e objetivos traz valiosos recursos para que o cliente possa começar a construir o seu projeto de vida.

O baralho de Valores Pessoais é uma forma lúdica de colocar em palavras quais são os valores mais importantes em sua vida porque os valores motivam e movem os seres humanos.

O Baralho de Valores Pessoais é um exercício estruturado que ajuda você a encontrar seus principais valores. Cada carta contém um valor com uma breve descrição em seu verso. Essa descrição é breve, apenas para consulta, pois o mais importante para mim é saber a sua definição de valor.

A ideia é você manusear as cartas, uma a uma, e empilhá-las, conforme ordem de importância em sua vida, entre: 

  • Não é importante para mim;
  • Um pouco importante para mim;
  • Importante para mim;
  • Muito importante para mim;
  • Mais importante para mim. 

Após a distribuição das cartas, a proposta é a de conversar sobre como esses valores poderão te ajudar a fazer uma mudança em sua vida. Você pode utilizar todas as cartas ou apenas aquelas que julgar fundamentais em sua vida.

O jogo é dividido em 2 fases, a saber:

  • Fase 1: Classificação dos Valores

Após a classificação geral em aproximadamente 100 valores, a pessoa seleciona de 3 a 5 principais valores em sua vida, levando em conta o momento presente. Nesse momento, a pessoa é convidada a ler a definição atrás da carta e, principalmente, explicar a sua definição pessoal.

É importante ressaltar que não existe certo ou errado em termos de valores, escolhas ou prioridades. Trata-se de uma escolha altamente pessoal. Também é importante salientar que a seleção pode mudar ao longo do tempo ou conforme o momento de vida (não é algo estático, uma vez que a motivação flutua).

  • Fase 2: Exploração dos Valores

Após a classificação dos 3 a 5 valores principais e mais importantes, o profissional vai incentivar sua exploração por meio de perguntas evocativas.

As perguntas podem ser colocadas em por escrito ou verbalmente, para aprofundar a conexão de valores com as mudanças de vida que a pessoa se propõe a realizar, de modo a fortalecer o comprometimento com a construção de um projeto de vida que envolva qualquer mudança de vida, tanto no âmbito de cuidados de saúde, profissional, legal, educacional, relacionamentos interpessoais e /ou familiares, entre outros.

Referência:

Figlie, NB. Baralho de Valores Pessoais (2021) 1ª edição. Belo Horizonte: Ed. Artesã. ISBN 978-65-86140-49-1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dez =