Entrevista motivacional não é baseada no modelo transteórico: entrevista motivacional e o modelo transteórico (MTT, também conhecido como transtheoretical model, TTM) nasceram juntos no início dos anos de 1980.
O MTT e os Estágios de Mudança revolucionaram o tratamento da dependência química fornecendo subsídios práticos para que os profissionais facilitassem o processo de mudança do comportamento aditivo em seus clientes. Os estágios de mudança oferecem aos profissionais um caminho lógico e estruturado de como os profissionais na prática clínica da EM podem facilitar o processo de mudança. Nesse referencial, além dos estágios de mudança existem os mecanismos e os processos cognitivos e comportamentais.
A Entrevista Motivacional (EM) não é baseada no modelo transteórico (MTT). A Entrevista Motivacional (EM) não procura explicar como se dá a mudança do comportamento. O MTT fornece um modelo conceitual da maneira como a mudança ocorre e a EM é um método de comunicação entre profissional e cliente utilizado para aumentar a motivação para a mudança.