A construção do foco está no desenvolvimento e manutenção da direção específica da conversa para a mudança. O cliente durante o atendimento pode estar muitas vezes envolto em uma série de acontecimentos e sua tendência pode ser a de se concentrar nos sintomas ou nos fatos mais recentes que o levaram até ali, subvalorizando ou até mesmo desconhecendo o fator “causa”. Cabe ao profissional se preocupar em manter o foco durante o atendimento, para que a conversa não se perca no meio do caminho. Manter o foco na conversa ajuda na elaboração e no resgate do sentido, bem como possibilita a construção de uma direção para a mudança.
Alguns itens para que o profissional avalie se está conseguindo focar com o cliente:
Quais são as metas para a mudança que esta pessoa realmente tem?
Eu tenho diferentes aspirações de mudança para essa pessoa?
Estamos trabalhando em conjunto com um objetivo comum?
Há fluência na direção dos nossos discursos ou eles estão se movendo para direções diferentes?
Eu tenho uma noção clara de para onde estamos indo?
O movimento da nossa conversa está parecendo uma luta ou uma dança?