Daniela Reis – Psicóloga
* Aprendi: O que é ETM, que posso usar na minha pratica profissional, apesar de não ser simples nem fácil ; porém viável com o treino.
* Voltei a aprender: Importância de escuta.
* Observei: A forma de usar comunicação colaborativa em favor do paciente (engajamento para mudança)
* Desfrutei: De um ambiente acolhedor que me proporcionou participação mais ativa do que costumo.
________________________________________________________________________________
Daniela Pereira – Psicóloga
* Aprendi: Conceitos básicos de entrevista motivacional e introdução da teoria na pratica.
* Observei: Que a entrevista motivacional requer muito treino, uma vez que sua aplicação correta depende de muita habilidade do entrevistador.
* Desfrutei: De dois dias com um grupo, comprometido com as aulas ( treinamento) em um ambiente com metodologia adequada. Foram 2 dias intensos, porém leves no aprendizado.
________________________________________________________________________________
Patricia de Oliveira Frade – Nutricionista
* Aprendi: O tempo inteiro. Para mim, é uma área nova que tem me despertado muito interesse ultimamente.
* Observei: Uma nova forma de abordagem que poderá ser muito boa para os pacientes ( clientes ) de nutrição.
Pontos extremamente positivos: os vídeos com exemplos da abordagem e os exercícios em sala.
* Desfrutei: Da excelente companhia dos colegas e da professora.
Gostaria de destacar a ETM como uma abordagem extremamente interessante para clientes da área de nutrição, no sentido do engajamento desse paciente O engajamento do cliente é um dos gargalos que encontramos no tratamento nutricional.
________________________________________________________________________________
Euthymia Prado – Psiquiatra
* Aprendi: A ouvir com mais atenção. A ser mais compassiva. A ser mais diretiva.
* Voltei a aprender: Ficar centrada no cliente. Atitude de não julgamento
* Observei: Dificuldade para não sair do modelo médico de atendimento mais diretivo: prescrição a serem seguidas em função da autoridade. Percebi com uma rapidez quando isso acontecia e procurei mudar.
* Desfrutei A participação do grupo. A atitude aberta e compreensiva da Dra Neliana, e sempre gostei muito de ampliar conhecimento e competência e me senti em parceria.
________________________________________________________________________________
Daisuke Tayashi Neto – Estudante de Nutrição
* Aprendi: Fazer o PARR. Origem e fundamentação da EM. Novas formas de colocar a EM em pratica / filosofia
* Voltei a aprender: PARR, uso da EM, diferenças entre EM e Modelo Transteórico.
* Observei: A forma como profissionais de diferentes áreas viam os conceitos ensinados.
* Desfrutei: Da didática e clareza da professora; da riqueza das práticas; da interação em grupo.
________________________________________________________________________________
Jacqueline Yumi – Estudante de Nutrição
* Aprendi: Reflexões, afirmações e outras técnicas relacionadas a entrevista motivacional. Armadilhas comuns que interferem na eficácia da EM. Como melhorar as técnicas aprendidas, ver a importância de escutar o cliente e pontos críticos para uma boa fluência da EM.
* Voltei a aprender: A ouvir as pessoas, mostrar que estou escutando. Analisar melhor a situação dada e a partir disso organizar melhor as ideias
* Observei: A importância da EM atualmente na atuação do profissional da saúde. Pessoas incríveis interessadas no assunto. Ninguém julgou o outro em momento algum, houve respeito mútuo incrível.
* Desfrutei: De todos os momentos da aula ( receptividade, conteúdo, aplicação da matéria dinâmica ). Alongamentos durante a aula ( ótimos para retomar o foco ).
________________________________________________________________________________
Renata Sueden – Psicóloga
* Aprendi: Muito sobre a importância das reflexões com foco nas capacitações do paciente.
* Voltei a aprender: Sobre o espirito da entrevista motivacional
* Observei: A importância de um treinamento sistematizado.
* Desfrutei: Role play ( Neliana e role play fracionado). Visualizar a atuação da Neliana no role play com a colega.