Dra. Neliana Buzi Figlie

 

 

A Entrevista Motivacional foi definida por Miller e Rollnick, em 2013, como um estilo de conversa colaborativa utilizada para promover o fortalecimento da motivação e comprometimento com a mudança. Sua meta tem foco na resolução da ambivalência, de forma a eliciar e não impor a mudança no cliente, por meio de suas premissas básicas: empatia, congruência e espirito colaborativo. Originou-se no campo do tratamento de álcool e outras drogas, mas vem sendo aplicada a diversos outros contextos, com atenção especial a adesão ao tratamento.

Os clientes são responsáveis pelo seu progresso e o profissional atua como facilitador, auxiliando no exame e resolução da ambivalência, estimulando e apoiando a auto eficácia do cliente. Não busca enganar o cliente para convencê-lo a fazer algo que não queira; não é técnica; não é apenas balança decisória, nem somente o aconselhamento.

 

O profissional trabalha em parceria com o cliente, considerando que ele é o especialista de sua própria vida, atuando com empatia ao reconhecer aspectos chaves que podem eliciar o processo de mudança na pessoa. A atuação se dá com o fortalecimento das falas de mudança, na identificação das falas de resistência e de sustentação, na negociação de plano de ação que consolida um compromisso e por fim, ser flexível com outras modalidades e escolas de intervenção.

A Entrevista Motivacional tem sido altamente empregada na saúde, assistência social e justiça e mais recentemente, na educação e esporte.

 

Uma breve definição: A entrevista motivacional (EM) é um estilo de conversa colaborativa que visa fortalecer a motivação e o compromisso pessoal com a mudança.

Uma definição técnica: A EM é um estilo de comunicação colaborativo, focado em um objetivo, com atenção especial para a linguagem de mudança. Ela é projetada para fortalecer a motivação e o compromisso pessoal com um objetivo específico ao estimular e explorar as razões da própria pessoa para a mudança dentro de uma atmosfera de aceitação e compaixão.

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