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Tipos de reflexão.

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Existem vários tipos de reflexão, mas devo salientar que em todas elas o objetivo é sempre de refletir como um espelho o que o cliente disse, de devolver a fala do cliente sem supor, interpretar, julgar ou deduzir e, principalmente distorcer o que foi comunicado. Elas podem ser muito simples, como por exemplo, a mera repetição de uma ou duas palavras. Mas também podem ser mais sofisticadas, ao substituir as palavras do cliente por outras ou fazer uma inferência quanto ao sentido implícito. Às vezes, também é útil refletir como o cliente parece estar se sentindo enquanto fala. A reflexão, porém, não é um processo passivo. O profissional decide o que refletir e o que ignorar, o que enfatizar e o que não enfatizar, que palavras usar para captar o sentido. A Tabela abaixo mostra os tipos de reflexão existentes.

Tipos de reflexão Definição
Reflexão simples É o tipo mais simples de reflexão e o que deve ser utilizado quando não se possui amplo conhecimento da história do cliente. Muitas vezes, pode ser a mera repetição de uma palavra dita pelo cliente. Porém, não deve ser usada em demasia.
Reflexão amplificada Uma abordagem muito útil é refletir algo que o cliente tenha dito de uma forma exagerada ou amplificada. Se a estratégia for bem sucedida, encorajará o cliente a recuar e eliciará o outro lado da ambivalência. Mas cuidado: uma afirmação exagerada demais ou sarcástica pode eliciar ainda mais resistência.
Reflexão dupla Implica em reconhecer o que o cliente disse e acrescentar o outro lado da ambivalência. Para isso pode ser usado material que o cliente tenha oferecido anteriormente, mesmo que em outra sessão.
Reflexão de sentimentos É a forma mais profunda de reflexão, em que são incorporados elementos emocionais para que o cliente se dê conta dos seus sentimentos. Vale ressaltar que esse tipo de reflexão é utilizado somente diante do conhecimento da história do cliente ou quando este demonstra muito claramente seus sentimentos.

 

Referência: Miller, W. R.; Rollnick, S. Motivational Interview – helping people change. 3. ed. New York: The Guilford Press, 2013.