Tratamento do Tabagismo: “5 R’s”
Para pessoas que não preparadas para parar de fumar : Vamos tentar agora com os “5 R’s”?
O profissional pode motivar os clientes a considerar uma tentativa de parar com os “5 Rs”: relevância, riscos, recompensas, roadblocks (bloqueios na estrada) e repetição
- RELEVÂNCIA: Incentivar o cliente a indicar por que parar de fumar é pessoalmente relevante.
- RISCOS: Solicitar ao cliente para identificar o potencial consequências negativas do uso do tabaco.
- RECOMPENSAS: Solicitar ao cliente para identificar o potencial benefícios em parar de fumar
- ROADBLOCKS: Solicitar ao paciente para identificar barreiras ou impedimentos para desistir.
- REPETIÇÃO: A intervenção motivacional deve ser repetida a cada vez que um cliente mostra falta de motivação na interação com um profissional. Para aqueles que falharam em
tentativas anteriores, deve ser dito que a maioria das pessoas fazem repetidas tentativas antes que sejam bem sucedidas.
Referência:
Treating Tobacco Use and Dependence • PHS Clinical Practice Guideline