Dra. Neliana Buzi Figlie

Fala do DR Miller no MINT Virtual Forum,18 – 30/01/2021.

Tema da Conferência: Whats makes helpers helpful? O que torna os profissionais úteis?

·         O poder da empatia acurada

·         Importância do espírito do Entrevistador Motivacional  (Parceria – Aceitação – Compaixão – Evocação)

·         A importância do estilo do profissional (acolhedor, escuta ativa e sem julgamentos)

·         As diferenças no estilo dos profissionais afetam os resultados da EM

·         Evitar a persuasão

·      Utilização da   EM combinada com diferentes tipos de tratamento

·        O impacto similar da EM quando comparada com tratamentos intensivos

De acordo com Rollnick e Miller, a EM é um estilo de conversa colaborativa voltado para o fortalecimento da própria motivação e comprometimento do cliente para com uma mudança. Por se tratar de uma abordagem que tem uma meta específica – resolução da ambivalência – é compreendida com caráter de intervenção breve, podendo assim, ser utilizada por uma ampla gama de profissionais, em diferentes serviços.

A EM é uma abordagem que possui uma base teórica e não é meramente um conjunto de técnicas. Além disto, sofre forte influência do local e do profissional que a pratica. A EM almeja, além da mudança no comportamento, agregar uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco.

A EM, de tão simples, torna-se complicada. Sua essência básica está na construção de uma aliança terapêutica ativa, pautada na escuta compassiva e reflexiva, de elementos evocados do próprio paciente. Muitas vezes, um feedback claro e objetivo pode ser extremamente motivador  e as pessoas mostram-se mais propensas à mudança quando se sentem livres para fazê-la ou não.

A eficácia da EM será determinada por meio da aplicação da metodologia adequada mediante a prontidão para a mudança em que o cliente se encontra, de forma prática e empática, totalmente oposta a um estilo confrontador e autoritário, podendo ser utilizada em conjunto diversas abordagens teóricas.