Afirmar é como segurar um espelho para o cliente se olhar (Stephen Rollnick – Mint Forun 2019).
Afirmar ou reforçar neste contexto significa fazer uma declaração que destaque as forças, habilidades, boas intenções ou esforços da pessoa. Importante salientar que a ausência do pronome “eu” possibilita a percepção de aceitação e de abstenção de qualquer tipo de julgamento.
A proposta é ter como base a essência positiva da pessoa, seus valores pessoais e/ou as falas de mudança.
Segue algumas dicas uteis para os profissionais:
- Demonstre apoio e compreensão mediante circunstâncias de vida do cliente;
- Apreciar os esforços do cliente mediante dificuldades;
- Reconhecer e agradecer as mudanças realizadas – tanto as grandes, como as pequenas mudanças;
- Reforçar positivamente os esforços, focando mais nos sucessos do que nas falhas;
- As afirmações devem acompanhar sua comunicação verbal e não verbal;
- Não realize afirmações que possam parecer falsas ou que são baseadas em falas sem evidencias de realidade.
Alguns exemplos:
Ser uma pessoa honesta é algo importante para você!
Você tem feito progressos desde a nossa última sessão.
Você tem se esforçado para mudar sua prática de atividade física.