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Tipos de reflexão

 

A reflexão simples repete o que cliente acabou de falar, fazendo uso das suas próprias palavras. É mais do que apenas repetir ao cliente, a resposta deve passar por você e ser alterada de alguma forma.

A reflexão ampliada reflete algo de forma exagerada ou amplificada, sendo que o profissional interfere no conteúdo dito pelo cliente e reflete com palavras novas, ampliando a perspectiva do que foi dito.

A reflexão dupla reflete a última declaração do cliente, com uma afirmação contraditória feita anteriormente. Você pode reformulá-la em forma de um dilema ou ambivalência que o cliente está enfrentando, ou construir a discrepância, refletindo um valor com um comportamento.

A reflexão complexa ou de sentimentos envolve repetir algo para além das palavras: tipicamente afeta também o significado, os valores ou a direção. Pode ser uma simples afirmação (Você parece feliz quando fala sobre sua esposa), mas pode ser mais sofisticada, por exemplo, ao vincular os sentimentos às experiências e comportamentos: Você se sente [nomear de forma precisa o sentimento do cliente] quando [nomear de forma precisa as experiências e comportamentos que dão origem ao sentimento]. Esta é uma abordagem bastante previsível! Uma vez que você se acostuma à ideia de vincular sentimentos com comportamentos e experiências, use as suas próprias palavras. Como regra geral, desvie da compreensão do conteúdo emocional quando refletir; se você exagerar, o cliente pode recuar e rejeitar a emoção.

A Metáfora ou Parafrasear movimenta-se muito além de conteúdo para fornecer um modelo para a compreensão, valendo-se de figuras ou frases/ditados para que o cliente consiga apreender o conteúdo.

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