Dra. Neliana Buzi Figlie

 

*Anagrama em inglês: Open Questions; Affirmations; Reflective listening; Summaries.

**Perguntas abertas; Reforço +/Afirmações; Escuta reflexiva; Resumos.

As habilidades essenciais da EM são ferramentas que você usa para navegar na conversa colaborativa, a saber:

  1. Perguntas abertas

Explorar as desvantagens do status quo (estado de estagnação): O que o preocupa em relação a sua atual situação? De que forma isso o preocupa? O que você acha que irá acontecer se você não mudar?

Estimular as vantagens da mudança: Como você gostaria que fossem as coisas? Quais seriam as vantagens em mudar? Como você gostaria que fosse a sua vida em cinco anos?

Expressar otimismo em relação à mudança: Ao decidir fazer uma mudança, o que o faz pensar que conseguiria? Quem poderia oferecer-lhe suporte para fazer essa mudança? Quando em sua vida você fez uma mudança significativa? Como você fez isso?

Buscar pela intenção em mudar: O que você estaria disposto a tentar? Das opções que mencionei, qual soa como a mais atrativa para você? O que você pode fazer?

Boas perguntas abertas também funcionam como  “mente aberta”. Se você faz uma pergunta com a possibilidade de ser surpreendido pela resposta, é um indicativo de que você está no caminho certo.

  1. b)Reforço + / Afirmações

Afirmações diretas incluem reconhecer as realizações e dificuldades. Elas apontam um traço, uma atribuição ou uma força; ou simplesmente reconhecem uma luta que o cliente vive. Elas validam a experiência do cliente, constroem o vínculo e o encorajam a usar as forças reconhecidas. Boas afirmações estão associadas ao sistema de valores do cliente e não do profissional: ou seja, não são elogios genéricos, mas intervenções altamente específicas, adaptadas ao cliente em sua frente (note que concordar é diferente de afirmar, pois há um distanciamento das ideias do cliente em relação às ideias do profissional).

Destinam-se a reassegurar para “longe da área problemática”: por exemplo, apontar as realizações como pai (apesar das dificuldades com o álcool) para construir a auto eficácia no cliente.

  1. c) Reflexão

Uma declaração do entrevistador com propósito de refletir significado (explícito ou implícito) sobre o discurso precedente do cliente. Trata-se de uma estratégia central na entrevista motivacional, sendo que existem vários tipos de reflexão.

  1. d)Resumir

Use uma transição acentuada ao anunciar que você irá resumir onde precisa ir, por exemplo: ¨ Deixe-me ver se entendi bem, você me disse que ….¨. É importante o profissional estar aberto às correções por parte do cliente.

Resumir é também uma ótima estratégia para usar quando você não tem claro o que dizer, porque ela situa o que foi dito e dá a possibilidade ao cliente e profissional  seguir com a elaboração de conteúdos .

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