Lisa Renee Miller-Matero, Erin T. Tobin, Elizabeth Fleagle, Joseph P. Coleman and Anupama Nair
A Entrevista Motivacional (EM) é uma abordagem centrada na pessoa que incentiva pacientes para mudar comportamentos. Os programas de treinamento em EM aumentaram o conhecimento dos residentes e uso de habilidades de EM. No entanto, muitos programas de residência podem não ter tempo suficiente para o ensino da EM. O objetivo deste estudo foi avaliar os benefícios de uma aula de EM breve aos residentes em uma clínica médica acadêmica de medicina.
Métodos: Trinta e dois residentes concluíram um treinamento de 1 hora sobre EM entre outubro de 016 e junho 2017 e completaram uma avaliação sobre seu conhecimento e confiança na utilização de EM antes do treinamento, imediatamente após e em um mês de seguimento.
Resultados: O conhecimento e a confiança dos residentes usando as habilidades de EM aumentou desde o pré-teste, pós-teste e no seguimento de 1 mês.
Conclusão: A utilização das habilidades em EM aumentou do pré-teste até o seguimento de 1 mês. Uma aula de 1 h oferece benefícios aos residentes.
Referência:
Miller-Matero LR, Tobin ET, Fleagle E, Coleman JP, Nair A. (2019) Motivating residents to change communication: the role of a brief motivational interviewing didactic. Primary Health Care Research & Development 20(e124): 1–4. doi: 10.1017/S146342361900015X
Confira o artigo na integra: