Fala de mudança: trata-se de qualquer discurso do cliente que favoreça o movimento em direção à uma meta de mudança específica. O cliente pode listar as vantagens ou as desvantagens em mudar; ou expressar intenção em relação à mudança.
Fala de Permanência: Qualquer discurso do cliente que favorece a situação de risco ao invés de movimentar em direção ao objetivo de mudança
Fala de Sustentação: Comportamento interpessoal que reflete a dissonância na relação do trabalho terapêutico. A Fala de sustentação não constitui, em si, discórdia. Exemplos: argumentar, interromper, discordar ou ignorar.
Como atuar:
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- Sob o espectro da fala de permanência ou sustentação, o cliente está a um passo da dissonância; e as estratégias de atuação são semelhantes as utilizadas mediante falas de mudança, só que o profissional foca o lado – da ambivalência.
- Utilize a escuta reflexiva (tente utilizar o “as reflexões ampliadas” para enfatizar, então se afaste da emoção aversiva e da fala de permanência ou sustentação).
- Perguntas fechadas correm o risco de reforçar a resposta aversiva.
- Enfatizar a escolha pessoal é de fundamental importância.