Duas razoes que explicam por que a EM ajuda em problemas comportamentais com estudantes:
- Trabalha simultaneamente a mudança do comportamento, dando espaço as necessidades individuais do aluno.
- É particularmente adequada para pensar problemas. Contrário às crenças populares, descobriu-se que problemas realmente difíceis poderiam ser enfrentados usando um estilo mais suave, livre de culpas, rotulação e indução de medo. Professores e outros funcionários da escola enfrentam um desafio muito semelhante.
Veja abaixo orientações para atuar no Planejamento de Mudança com estudantes:
- Demonstração aceitação frente as oscilações da ambivalência;
- Ao surgir falas de mudança, reforçar e refletir;
- Evitar se adiantar em relação a prontidão para a mudança dos estudantes;
- Evocar a prontidão para a mudança e responder usando as habilidades essenciais da Entrevista Motivacional, em particular o reforço positivo;
- Fazer perguntas abertas sobre competências, escolhas e decisões;
- Reunir opções e incentivar a apropriação de uma decisão/solução;
- Evocar e reforçar o comprometimento com a mudança;
- Encorajar os estudantes a compartilhar sua decisão com outros e manter um registro de sucessos alcançados;
- Ajude os estudantes a visualizar lapsos de comportamento como oportunidades de aprendizagem;
- Ajudar os estudantes a manejar antecipadamente as barreiras ao sucesso.
Fonte: ¨Motivational Interviewing in Schools: Conversations to Improve Behavior and Learning (Applications of Motivational Interviewing) ¨
Stephen Rollnick, Sebastian G. Kaplan & Richard Rutschman